7 de dezembro de 2016

ACONTECEU...


SEMANA EDUCAÇÃO PARA A VIDA NA E. E. MARIANA TAVARES.

Em acordo com a Lei Nº 11.988, de 27 de julho de 2009, a Escola Estadual Mariana Tavares , trabalhou, no período de 21 à 25/11/16 assuntos relacionados a convivência social e desenvolveu um trabalho diferenciado, explorando diferentes recursos didáticos e metodológicos que favoreceram a troca de experiências e a convivência coletiva e cidadã, voltado para os alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.


A Semana de Educação para a Vida teve como objetivo discutir e trabalhar matérias que não constam obrigatoriamente no currículo, mas eixos com base nos Temas Transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e nas dimensões conceituais e metodológicas da transversalidade de modo a agregar ao universo formativo escolar as experiências e vivências dos alunos e professores.


No decorrer da semana os professores trabalharam os dois grandes eixos:


1. Identidade e Território ( Este eixo propôs discussões relacionadas aos conceitos de território e identidade relacionados à significação das práticas e processos produtivos do território e do ambiente cultural, permitindo assim, que a escola possa compreender a partir do espaço em que se insere).


2. Diversidade, Direitos Humanos e Inclusão (Este eixo abrangeu as atividades desenvolvidas em torno das temáticas étnico-raciais e da Inclusão. São as atividades que promoveram o reconhecimento e a valorização das diversidades, a dignidade da pessoa humana, a democracia na educação, a transversalidade, e a sustentabilidade socioambiental, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.)

E os temas transversais como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, saúde, pluralidade cultural, ética, trabalho e consumo, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc,, com atividades interdisciplinares que envolveramos alunos e comunidade através de:

* Ambientação da escola;
* Organização e divulgação das produções desenvolvidas pelos alunos e professores ao longo do ano letivo;
* Atividades em classe;
* Confecção de cartazes educativos;
* Promoção de palestras sobre os temas em debate;
* Pintura no muro da escola para difundir a idéia de Paz, Harmonia, e União na Escola;
* Conversa informal sobre os temas apresentados;
* Oficinas de pintura, colagem, utilizando vários recursos;
* Assistir vídeos sobre os temas abordados;
* Exposição de atividades realizadas;
* Confecção de brinquedos e maquetes com material reciclado;
* Auditório Geral com participação de todas as turmas.


Tivemos uma semana recheada de aprendizagens...

Cada grupo de professores ficaram responsáveis por um dia de trabalho da semana, de acordo com a temática e as especificidades de cada tema estabelecido para aquele dia:


> Como abertura da semana tivemos uma palestra sobre MEIO AMBIENTE ( Impacto da chuva na cidade; Causas e consequências; Hábitos de higiene.)
Responsáveis: Professoras Daniela e Eliane.


> No segundo dia, os alunos das Professoras Letícia, Larissa, Adriana e Maria Amélia trabalharam os 3 “R”s – RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR – montaram uma linda exposição de trabalhos reciclados.


> No terceiro dia assistimos a uma palestra sobre Direitos Humanos/ Direitos e Deveres, com a participação especial do Conselho Tutelar.
Responsáveis: Professoras Adenilda e Orlandina.

> No quarto dia tivemos uma palestra sobre Educação para o Trânsito com a participação especial de um Bombeiro, e montada uma pequena cidade com sinais de trânsito para alerta dos alunos, como usuários do trânsito.
Responsáveis: Professoras Elaine e Edite.

Neste mesmo dia a Professora Raquel desenvolveu um excelente trabalho reflexivo sobre o livro “ As tranças de Bintou” abordando a temática Diversidade/ Consciência Negra e organizou uma linda exposição de trabalhinhos dos alunos sobre o tema.


> Ressaltamos que para fechamento da Semana Educação para a Vida, no dia 25/11/2016 aconteceu a culminância do projeto no pátio da escola, com um Auditório Geral, para socialização dos temas abordados durante a semana e a pintura artística no muro da escola.








                                                                                                               Neide Queiróz Alves
 Especialista da Educação Básica.

6 de outubro de 2016

                                       
                                Imagem
 Escola Estadual Mariana Tavares, juntamente com a SEE de Minas Gerais e demais escolas estaduais, aderiram este ano às comemorações do “Setembro Azul 
      Os eventos referentes ao “Setembro Azul” são uma proposta da comunidade surda brasileira que incentiva a realização de diferentes atividades com foco na valorização da cultura dos surdos e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

Por que Setembro? 
O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda 
  • 10/09 – Dia Mundial da Língua de Sinais; 
  • 26/09 – Dia Nacional do Surdo; 
  • 30/09 – Dia Internacional do Surdo. 

Por que Azul? 
cor Azul foi escolhida como símbolo do “Orgulho Surdo”, em homenagem a todos os surdos que morreram no Holocausto. 

Ações desenvolvidas pela escola: 

Durante os dias 23 à 30 de setembro, com o objetivo de sensibilizar toda Comunidade Escolar,  através de  informação, divulgação e inclusão do surdo no meio escolar, a Escola Estadual Mariana Tavares em parceria com os interpretes/instrutores de Libras e a Escola Estadual Profª Célia Lemos  desenvolveu várias ações: 
  • Abertura da semana pela Especialista da Educação Básica – Neide e apresentação de música em Libras pela Professora Carolina, com participação de pais, alunos e professoras; 
  • Apresentação de música e alfabeto em Libras, no início das aulas, durante toda a semana pela Professora Keila; 
  • Reunião Pedagógica, na Escola Estadual Profª Célia Lemos, com participação dos intérpretes e instrutores de Libras, com participação de todos os professores das duas escolas; 
  • Apresentação de poesias e musical pelos alunos e professores da APAE; 
  • Para encerramento das atividades da semana, as Professoras Sandra e Carolina, apresentaram para os alunos, filme, músicas, alfabeto e números em Libras. 
É muito importante  conhecermos e praticarmos a língua de sinais para um melhor entrosamento com os surdos. Senão de nada adianta todas estas conquistas ... 
Está em nossas mãos, educadores e pais, garantir o direito a igualdade de oportunidades. 
                                                                                         Imagem





Conheça o alfabeto em libras: 


Imagem